ACOLHER INSTITUTO
Sobre a Nossa Presidente e Fundadora
Acreditando que todas as pessoas podem e devem contribuir para a construção de um mundo melhor, em julho de 2007 fundei o ACOLHER Instituto de Desenvolvimento Humano e Organizacional, na cidade de Guarulhos – SP.
Tenho 60 anos, sou psicóloga e desde muito jovem me envolvo em problemas sociais. Durante vários anos trabalhei como voluntária em projetos sociais e fiz parte do corpo diretivo de uma ONG cuja atenção estava voltada para serviços em instituições de abrigo para idosos e famílias carentes. Auxiliava na concepção e promoção de eventos beneficentes.
Minha trajetória profissional, anterior ao trabalho social no Acolher, pode se resumir a gestão em várias áreas, tanto na indústria, quanto no comércio, conciliando processos e condução de pessoas. Essa experiência, me habilitou a contribuir com o desenvolvimento de competências profissionais e de relacionamento inter-pessoais, daqueles que eram meus colaboradores, e essa prática foi a minha base para o alcance de novos desafios.
A faculdade de psicologia surgiu na maturidade, já aos meus 40 anos, como resultado de uma reflexão que ainda hoje é muito atual – me preparar para o trabalho autônomo, quando o mercado (devido a idade que aumentava) já não tivesse oferta de emprego. Durante o curso, me chamava a atenção que as pessoas que se propunham a cuidar de outras, sobretudo das crianças; contavam somente com a boa vontade e a sua experiência pessoal, o que já é bastante, mas faltava um algo a mais que abrangesse alguns conhecimentos técnicos e específicos sobre os cuidados com as crianças e de que maneira o cuidador poderia colaborar mais efetivamente no desenvolvimento saudável dessas crianças.
Acreditei que era, e é possível capacitar essas pessoas que se dispõe a essa importante tarefa. Acredito que o trabalho de formação de um cidadão consciente, participativo e colaborativo começa desde o primeiro dia de vida e jamais termina. Iniciei um projeto, ainda como estágio na faculdade, que depois evoluiu para um trabalho permanente. Trabalhando com um grupo de pais, e apoiado em uma literatura sobre a importância do afeto e de limites na educação, realizei o projeto “Crianças, é preciso mais que amor”. Assim nasceu e cresceu a ideia de apoiar e desenvolver competência nos pais e no cuidador de crianças.
Com a escuta e percepção desse público, e a valorosa colaboração da minha filha, que é pedagoga, construímos o nosso primeiro curso a várias mãos (11 áreas do conhecimento), o curso de berçarista. Por interesse do próprio grupo de berçaristas, desenvolvemos um novo curso sobre recreação, com atenção voltada as vivências lúdicas das crianças em ambiente escolar. E de lá para cá o trabalho tem tido continuidade e muito boa receptividade. Caminhamos para a sexta dezena de cursos oferecidos para esse público. Atualmente, oferecemos uma capacitação completa, para educadores da primeira infância.
Conscientes de que a população brasileira envelhece e que envelhecer é uma consequência dos que são abençoados por Deus com uma vida longa, minha preocupação atual volta-se para o público que se encarrega de cuidar desses “abençoados” da melhor maneira possível. O curso de cuidadores de idosos, fornece conhecimento, técnicas e promove um cuidar humanizado, além de apoiar e orientar as famílias, que se preocupam em oferecer um envelhecimento ativo e digno para os seus queridos.
O Acolher está pautado na crença de que Deus tem um propósito para cada pessoa, e que nos criou para servimos, uns aos outros, com nossas habilidades individuais. O Senhor nos capacita para a trajetória para a qual nos confiou. Somos cristãos, e difundimos os valores que temos aprendido através do evangelho de Jesus Cristo.
Convido você que se identifica com esses valores e com a visão do Acolher a se juntar a nós.
“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”. Romanos 11:36